A geografia e “A
formação social como teoria e como método”*
Armen Mamigonian
Departamento de Geografia da USP
O mais importante texto teórico
de M. Santos é, segundo meu ponto de vista, “Sociedade e Espaço: a formação
social como teoria e como método”, publicado em 1997 no Boletim Paulista de
Geografia nº 1, vol. 9, do mesmo ano e em outras revistas...
Curiosamente este texto
fundamental não recebeu a atenção devida, como se percebe na sua ausência em
“The best of Antipode 1968 – 1983” (?), na pequena repercussão nos dois maiores
centros de pesquisa geográficos brasileiros (USP e UFRJ), na sua ausência da
bibliografia de algumas disciplinas de metodologia de Geografia na própria USP,
no livro Geografias Pós – Modernas de Soja, etc. No entanto, este trabalho
constitui o marco fundamental da renovação marxista da geografia humana atual.
O artigo tem o mérito de
reafirmar o caráter global e de totalidade da visão geográfica, que existe
desde os gregos (Heródoto), passando pelos alemães, fundadores da moderna
geografia (século XIX), e que está em debate na segunda metade do século XX nas
discussões sobre geossistema e formação social, os dois paradigmas da nossa
ciência, apesar da grande confusão teórica reinante.
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A geografia moderna
(Humboldt e Ritter) e o marxismo (Marx e Engels) nasceram ao mesmo tempo, na
primeira metade do século XIX, na Alemanha e ambos herdeiros da filosofia
clássica alemã (Kant e Hegel), com a diferença de que a geografia fez parte da
ala direita desta matriz intelectual, enquanto o marxismo fez parte da ala
esquerda. Por isto a geografia alemã possuía uma perspectiva dialética (e não
positivista, como disse A.C. Moraes, entre outros) e uma visão globalizadora e
de totalidade da natureza e da sociedade, de maneira semelhante ao marxismo.
Deve-se notar que a
geografia nasceu após a vitória do capitalismo sobre o feudalismo na Europa
Ocidental, mas não ainda na Alemanha, e depois do aparecimento da ciência
política e da economia. A questão do poder e da razão de Estado, retomadas pela
geografia no século XIX (desembocando na geopolítica), foram colocadas pela
primeira vez nos tempos modernos por Maquiavel, no início do século XVI, quando
a unificação político-territorial era questão premente para a continuidade do
capitalismo nascente nas cidades-Estado italianas. Nota-se que o fracasso da
unificação política na Itália foi uma das razões do fracasso do capitalismo nas
suas cidades – Estados, mas a ciência política estava lançada e desempenhou o
seu papel em outros países. A burguesia inglesa, vitoriosa politicamente
(Revolução Puritana), passou a “fabricar fabricantes” (Marx) e a teorizar a
maneira de se expandir mais rapidamente, o que deu origem à ciência econômica,
na segunda metade do século XVIII, com as análises de A. Smith sobre a divisão
social e internacional do trabalho, como mecanismos centrais de acumulação.
As lutas sociais do século
XIX, sob o capitalismo ascendente e o feudalismo decadente, permitiram
descobrir a existência das classes sociais, tanto para vê-las como motores da
história (Marx), como problemáticas para ordem estabelecida (A. Comte),
originando a sociologia. Mas à medida que as contradições sociais tornaram-se
mais agudas e não se superaram na Europa Ocidental, os bloqueios sociais à
realização individual conduziram ao nascimento da psicologia (Freud), na
primeira metade do século XX. Já se tratava da ciência da patologia da
sociedade capitalista.
Geografia e marxismo, como
já se disse, nasceram de raízes comuns, mas o marxismo se preocupou basicamente
com a crítica ao capitalismo, com a alienação do trabalhador, com a luta de
classes, sendo herdeiro não somente da filosofia clássica alemã, mas também do
socialismo francês e da economia política inglesa, mais internacional nas suas
origens do que a geografia, uma ciência sobretudo alemã.
Assim como a filosofia
clássica alemã foi uma resposta ao atraso político, social e econômico da
Alemanha, igualmente foi a geografia para a unificação política (completada em
1871) e à aceleração do desenvolvimento nacional, tendo uma visão de totalidade
da natureza e dos homens, derivada do iluminismo e apoiada numa classe de
senhores feudais, que liderou aquele processo. A geografia nasceu, assim, no
interior de uma formação social que combinava atraso e avanço, isto é, um
feudalismo que se transformava, de cima para baixo, em capitalismo precocemente
financeiro e militarizado, mais dinâmico do que os já existentes na Europa.
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A. von. Humboldt (1769 –
1859), originário da nobreza prussiana, admirava, como Marx, o poeta H. Heine,
e na tradição dos grandes intelectuais do século XIX, herdeiros do iluminismo,
acreditava na força do conhecimento, como Balzac (“o mundo me pertence porque
eu o compreendo”). Humboldt costumava a dizer “amo o que compreendo, o que
abarco em sua totalidade”. Sua formação lhe permitia ver, segundo suas
palavras, a natureza “como um todo movido e animado por forças internas” e
afirmava que “o descobrimento da verdade é inconcebível sem a divergência de
opiniões” (K.R. Biermann: Alexander von Humboldt, Fce, México).
A maneira de Kant,
Humboldt procurou abranger a geografia física e a geografia humana como estudos
inter-relacionados, mas distintos. Como grande naturalista, com estudos de
mineralogia e botânica na Universidade de Gotingen e na academia de minas de
Friburgo, traçou as primeiras isotermas à escala mundial, elaborou os primeiros
perfis topográficos (Andes, México, Espanha) que correlacionavam e comparavam
os vários fenômenos naturais, e estabelecia permanentemente comparações no
mundo natural, o que levou Engels (Dialética da natureza) a apontá-lo
expressamente como um dos responsáveis pelo enfoque comparativo, que abria
brechas na visão conservadora da natureza. Estudou também ciências financeiras,
econômicas e administrativas na Universidade de Frankfurt no Oder,
completando-os na Academia Comercial de J. G. Bush, em Hamburgo, estudos que
ele ironizava como “a arte de dominar o mundo, que só se compreende quando se
tem conhecimento de tudo” e que lhe permitiu escrever dois livros fundamentais
de geografia humana do México e de Cuba, os chamados “Ensaios políticos”.
Enquanto Marx e Engels em
1845 redigiam “A ideologia alemã” (manuscrito), que lançava as teses
fundamentais do materialismo histórico, Humboldt publicava o primeiro volume de
Cosmos (o quinto e último em 1862, póstumo), acompanhava o rei da Prússia a
Copenhague e realizava sua última excursão geológica (Eifel), depois de ter
realizado anteriormente excursões científicas à América, Europa e Ásia.
Sua obra continua, até
hoje, sendo reeditada e mantém uma visão de totalidade e de captação da
realidade natural e da sociedade que curiosamente se aproxima das idéias de
geo-sistemas e de formação social, que poucos geógrafos atuais conseguem ter.
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No inicio do século XX a
filosofia clássica alemã, a geografia e o marxismo continuavam muito
importantes na vida intelectual alemã. H. Braverman (Trabalho e capital
monopolista, cap. 7) apontou a geografia alemã como uma das responsáveis
principais pela participação ativa da Alemanha na segunda revolução industrial
(final séc. XIX e inicio XX), a primeira revolução técnico-científico. Por
outro lado, a influência marxista em intelectuais como Schmoller, Sombart e
Weber demonstra a extensão de sua presença, sem falar da social-democracia e de
políticos marxistas do nível intelectual de Kautsky e Luxemburgo.
A geografia, pelo lado da geopolítica
(Ratzel e Haushofer), também vivia momentos de grande prestígio na direita
alemã, pois naquela época, como havia acontecido ao longo de todo século XIX, a
questão nacional era um dos grandes problemas políticos do país. Aliás, dada a
sua importância, a geografia alemã foi exportada para os EUA, França e outros
países. Em vista do caráter expansionista americano, as idéias geopolíticas
alemãs tiveram grande aceitação lá, enquanto na França a aliança da burguesia
com os pequenos camponeses deu origem a uma geografia regional (pays), dos
gêneros de vida, com ênfase na permanência das relações homem – natureza e
pouco nas mudanças.
Bismarck, patrono da
industrialização alemã, havia conseguido diminuir a importância da questão
social, criando precocemente a previdência social e tomando outras medidas de
contenção do socialismo. A questão nacional, após a Primeira Guerra Mundial,
quando o mundo foi partilhado violentamente, aparecia para a Alemanha de três
maneiras: 1) seu território estava cercado por dez nações no coração da Europa,
quase todas inimigas e freqüentemente abrigando minorias problemáticas, de
origem germânica (alsacianos, etc), 2) existiam numerosas populações de origem
alemã no além-mar (EUA, Brasil, Chile. Etc), que durante a primeira guerra
haviam sofrido perseguições e mesmo expropriações e 3) o comércio exterior,
sustentáculo econômico da população alemã, era administrado com tarifas
protecionistas para a agricultura sobretudo, mas com agressividade nas
exportações industriais. A importância da questão nacional para o bem estar dos
alemães acabou arrastando a social-democracia alemã (Kautsky) a reboque do
capitalismo (“nós, alemães, contra o mundo”) e provocando o gradativo
enfraquecimento do marxismo alemão. A derrota da Alemanha na primeira guerra,
por outro lado, deu margem a tentativas de aproximações da geografia com o
marxismo na década de 20 (Wittfogel, Chrystaller, etc.), mas de curta duração.
No início do século XX o
marxismo estava migrando da Europa Ocidental para a Europa Oriental (Rússia,
etc.) e logo depois para a Ásia semi-colonial e a América Latina, lugares onde
para o povo a questão social e a questão nacional se somavam, ao invés de se
excluírem.
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A Europa oriental, Ásia e
América Latina viviam, na condição de periferia semi-feudal do centro do
sistema capitalista, duas questões potencialmente explosivas e sempre
conflitivas nos fins do século XIX, quando as idéias marxistas começaram a
chegar nestas regiões do mundo: os conflitos com as potências ocidentais dominantes
(EUA, Inglaterra, França, etc) e os conflitos agrários e industriais.
Enquanto na Europa
ocidental o marxismo ia declinando em geral, mas se “expandindo” nas
universidades, abandonando gradativamente a última tese sobre Feuerbach (“os
filósofos se limitaram a interpretar o mundo de diferentes maneiras: o que
importa é transformá-lo”), na periferia uma parte da intelectualidade ia se
esquerdizando, como J. Marti, J. C. Masiátegui, M. Bonfim, O. Brandão, etc na
América Latina e Mão-Tse-Tung, Teng-Siao-Ping, Ho-Chi-Min, Giap, etc, na Ásia,
mostrando-se capazes de unir as questões sociais e as nacionais.
No Brasil, a expansão do
marxismo na década de 30, na esteira da Revolução de Outubro e da Revolução de
30, deu origem a uma geração de intelectuais brilhantes, como Caio Prado Jr.,
Carlos Marighella, Graciliano Ramos, Ignácio Rangel, entre outros. Não é por
acaso que uma das primeiras aproximações frutíferas entre geografia e marxismo,
à escala mundial, foi realizada por Caio Prado Jr., na revista Geografia – AGB
(década de 30), o que estimulou, na mesma direção, geógrafos com Manoel Correia
de Andrade, Orlando Valverde e Pedro Geiger, na década de 50.
M. Santos fez parte do
movimento acima referido, mas talvez mais ainda do movimento de aproximação
geografia-marxismo do pós-guerra da França, do qual sofreu nítida influência,
R. Guglielmo (
Deve-se notar que esta
postura teve raízes sócio-regionais, pois Salvador e o Recôncavo baiano, desde
as revoltas escravas e a decadência do latifúndio açucareiro no século XIX,
foram dos raros lugares onde ocorre ascensão social dos negros no Brasil
(Thales de Azevedo, Waibel, etc), que freqüentemente se tornaram pequenos
produtores independentes, como foi o caso dos seus antepassados, conforme
depoimento prestado a Geosul, nº 7, 1989, transmitindo dignidade e energia aos
filhos e descendentes.
Por outro lado, tendo se
formado em Direito, numa escola de alto nível, M.Santos foi treinado na prática
intelectual do chamado contraditório jurídico, que exige o cotejo de posições
distintas sobre um mesmo tema. Por outro lado, descobriu que alguns
professores, membros da nobreza de toga baiana, criticavam o acesso aos
empregos públicos por partes dos formandos, mas tratavam de facilitar o mesmo
acesso aos seus parentes num típico exemplo do “faça o que eu digo, não faça o
que eu faço”, tão comum entre os poderosos, na guerra ideológica e de
interesses. Sentiu este problema do jogo de interesses entre centro e periferia
nas universidades estrangeiras onde trabalhou e que se repete à escala mundial,
quando recentemente, durante o governo Reagan (década de 80), foram concedidos
privilégios às empresas em dificuldades (Chrysler, etc), alavancamento da
economia pela corrida armamentista; isto é, participação ativa do Estado na
vida econômica americana, com a contrapartida de impor à periferia
latino-americana a ausência do Estado nos negócios, com o máximo de liberdade
ao “mercado”.
Assim sendo, M. Santos,
educado na prática das qualidades de honradez, fidelidade e respeito à verdade,
protegido de Simões Filho, um dos poderosos e brilhantes senhores feudais
baianos, soube manter fidelidade às qualidades e origens sociais e raciais,
exercendo na prisão e no exílio a liberdade de pensamento, que muitos
abandonaram em “liberdade”. A expansão agressiva da chamada geografia teorética,
sobretudo nos EUA, querendo impor uma visão de mundo reacionária e
especializada (geografia como ciência da organização do espaço), combinada com
a reação mundial à guerra do Vietnã, levou M. Santos a participar ativamente da
última reaproximação entre geografia e marxismo (final dos anos 60 e início dos
anos 70) culminando no seu texto “Sociedade e espaço: a formação social como
método”, onde pela primeira vez se disse claramente que formação social e
geografia humana são praticamente coincidentes.
5
M. Santos percebeu que
formação social e geografia humana não coincidem completamente, não pelas
teorias que embasam aquela categoria marxista e esta área do conhecimento
acadêmico e mais pela prática indispensável de localização da geografia, nem
sempre usada nos estudos de formação social, daí ter proposto a categoria
formação sócio-espacial. Como disse Humboldt: “de que serve toda descrição das
particularidades do reino natural e dos homens, se não é possível determinar o
ponto da terra a qual pertence esta ou aquela particularidade” (K. R. Biermann,
p. 129). Mas na verdade, qualquer estudo rigoroso de formação social deve
cuidar de localizações e espacializações, como se pode ver, por exemplo, em
Lênin (Desenvolvimento do capitalismo na Rússia), Trotsky (Peculiaridades do
desenvolvimento da Rússia, in História da revolução russa), Gramsci (Questão
meridional), I. Rangel (História da dualidade brasileira), etc.
Destas observações resulta
ser estranha a insistência de certos geógrafos (Y. Lacoste, E. Soja, entre
outros) em cobrar a ausência de espaço ou de geografia nos trabalhos marxistas.
Apenas para exemplificar, além das referências acima indicadas, em Hegel como
em Marx as civilizações nasceram em ambientes naturais particulares; isto é,
nas planícies férteis das regiões temperadas do hemisfério norte (Hegel: A
conexão da natureza ou os fundamentos geográficos da história universal; Marx:
Trabalho necessário e trabalho excedente), assim como ambos viram o oceano
Pacífico como futuro centro mundial. Os exemplos podem ser multiplicados, pelo
interesse diretamente geográfico, dos estudos de Marx sobre renda da terra,
desenvolvimento desigual, sistema colonial, etc. Esta insistência estranha e
empobrecida não resultaria de uma visão acadêmica e compartimentada dos
conhecimentos em geral e da geografia em particular?
Diante da proposta de
Formação social como paradigma da geografia humana (M. Santos, 1977), teria
sido desejável uma discussão rica, que abrangesse pontos de convergência e de
divergência, mas isto não aconteceu, o que não foi de todo surpreendente, pois
tanto o capitalismo, objeto de análise da categoria proposta, como a
intelectualidade, executores das pesquisas, têm outras necessidades. Os
intelectuais estão cada vez mais presos à necessidade de “originalidade”, em
conseqüência de um individualismo cada vez mais doentio, enquanto o capitalismo
pode se interessar por uma visão abrangente que possa desvendar os crescentes
problemas ambientais (geo-sistema), mas não por uma visão abrangente que analise
as sociedades humanas e seus problemas (formação social) e assim sendo
estimular disciplinas cada vez mais especializadas. Daí decorre a crescente
tendência de separação entre geografia física e humana e a transformação da
geografia humana num estudo do espaço ou do homem-habitante, como queria Le
Lannou nos anos 50. Deve-se assinalar que nos EUA geografia física e humana
estão completamente separadas no mundo acadêmica.
É interessante observar a
convergência de preocupações e estudos que desembocaram na emersão do paradigma
geo-sistema na geografia física. O geógrafo canadense Dansereau pode ser
considerado um dos pais dos estudos ecológicos modernos (década de 50), assim
como na URSS a escola soviética de geógrafos (V. Sotchava, 1960) propôs a
categoria geo-sistema como integração das especializações (geomorfologia,
climatologia, botânica, etc), mas também procurou entrosamento com os fatos
sociais que interferem no mundo natural. Igualmente G. Bertrand (1968) na
França, com precursores do porte de Dresch e Tricart, enveredou pelo mesmo
caminho, o que aconteceu quase simultaneamente no Brasil com Aziz Ab’Saber,
J.J. Bigarella e C. A Figueiredo Monteiro, que tem escrito vários textos sobre
este processo intelectual (Os geo-sistemas como elemento de integração na
síntese geográfica e fator de promoção interdisciplinar na compreensão do
ambiente, UFSC, 1995).
Por isto, quando alguns
(R. Moreira e outros), propõe a inversão da relação geografia física/humana,
visto que na geografia tradicional os fenômenos humanos eram subordinados à
base natural e nesta inversão proposta o natural é reduzido à recursos
econômicos (matérias-primas, etc), a geografia
física, armada do paradigma geo-sistema, continua suas pesquisas tão indiferente quanto os árabes no ditado
“enquanto os cães ladram, a caravana passa” e realiza mais progressos do que a
geografia humana, pois existem, por interferência humana, a chuva ácida ou os
buracos na camada de ozônio, as massas de ar continuam se deslocando, os
vulcões não precisam pedir autorização dos governos da Nova Zelândia ou da
Colômbia e nem os terremotos aos poderosos governos dos EUA ou do Japão, etc.
Afinal, está na hora de se perceber, com humildade, que existem leis naturais e
leis sociais, tanto umas como outras, independentemente da vontade dos
indivíduos.
6
A geografia humana
brasileira já avançou muito em comparação ao que se faz no centro do sistema
capitalista, graças às contradições sociais gritantes da nossa realidade, às
questões democráticas decorrentes da falta de cidadania para milhões, à questão
nacional agravada pelo neo-liberalismo imposto recentemente pelo imperialismo
americano ( Collor, FHC, etc). Avançou também pela contribuição de M. Santos e
outros que perceberam a importância do Paradigma formação social. Mas os
próximos avanços dependem do grau de comprometimento dos geógrafos que se
pretendem marxistas (pois muitos já abandonavam o marxismo como um navio que
estava afundando) com os problemas nacionais, sociais e democráticos que
estamos vivendo e da nossa capacidade de aprofundar a discussão do paradigma
formação social e aplicá-lo às pesquisas (M. Graciana E. D. Vieira: Formação
social brasileira e geografia: reflexões sobre um debate interrompido, UFSC).
Perdemos o nosso precioso tempo dando excessiva atenção a uns tantos
intelectuais estrangeiras, alguns simples propagandistas (Lipietz, Dolfuss
entre outros), outros que empobrecem a categoria formação social (Castells,
Soja, Kurz entre outros) e alguns ainda que nunca ouviram falar dela (Benko
entre outros).
Aprofundar significa levar
a sério os grandes intelectuais da humanidade como Sócrates, Platão, Hegel, mas
sobretudo Marx, Lênin e Gramsci, não esquecendo intelectuais menores como
Weber, entre outros. Significa comparar a renda diferencial de distância e a
chamada lei da Von Thünen, etc. significa estudar em que medida o paradigma
formação social vale para todas as ciências sociais, nas suas diferentes
especializações, mas também sua coincidência com a geografia humana na sua
abrangência. Desta maneira nos aproximaremos, quem sabe, da possibilidade de
alcançarmos uma história dos homens (formação social) e outra da natureza
(Geossistemas), enunciados na Ideologia alemã.
* Texto apresentado no Seminário Internacional: O Mundo
do cidadão Um Cidadão do Mundo. Na USP em setembro de 1996.